Categoria | Sem categoria

Leões e Cordeiros (2007, Robert Redford)

Postado em 17 fevereiro 2010 por Cavernadeadulao

Roma está em chamas… e você aí curtindo a vida!

Esta mensagem bem poderia ter partido de um dos milhares de púlpitos cristãos espalhados pelo mundo, quer pelo teor apocalíptico, quer pelo tom retórico e desafiador. Afinal, é, a meu ver, o tipo de exortação mais afinada com os propósitos do cristianismo: uma tomada de consciência pessoal que se revela em um movimento para fora, em direção à coletividade. O compromisso de negar-se a si mesmo e voltar-se para o outro.

No entanto, talvez para minha vergonha – e/ou para vergonha de muitos – não ouvi a frase que me cativou os sentidos em púlpitos ou sermões televisivos. Tampouco a li em livros. Trata-se da idéia central de um filme, Leões e Cordeiros (Lions for Lambs, EUA, 2007), um produto da indústria cultural pleno de paradoxos e intrinsecamente ambíguo.

O longa em questão foi dirigido pelo já septuagenário Robert Redford e é estrelado por Meryl Streep, Tom Cruise e pelo próprio diretor. O tema central é a guerra ao terror perpetrada pelo governo dos Estados Unidos. A trama se divide em três narrativas inter-relacionadas: em Washington, uma jornalista (Streep) entrevista um jovem senador republicano (Cruise) cotado como sucessor de George W. Bush; em uma universidade da Califórnia, um professor idealista (Redford) tenta convencer um estudante (o estreante Andrew Garfield) a direcionar seu potencial para causas mais nobres; no Afeganistão, dois soldados (Michael Penã e Derek Luke) lutam pela vida após uma tentativa frustrada de conquistar uma montanha infestada de talebãs.

Os soldados são o fio condutor da estória. Ex-alunos e discípulos ‘espirituais’ de Redford, eles são parte de um esquadrão enviado em uma missão suicida por conta de uma nova estratégia de guerra elaborada pelo jovem senador. Este tenta convencer a jornalista a noticiar o fato como o golpe derradeiro sobre o terrorismo, apesar das desconfianças e do ceticismo dela. A decisão da jornalista é crucial para a decisão do estudante. E assim o ciclo se encerra. Ou quase isso.

“Leões e Cordeiros” não é mero entretenimento. Antes, desafia, incomoda e faz pensar. Mais do que desferir um golpe certeiro no governo reacionário do então presidente George W. Bush, o filme tenta revolver as próprias entranhas do nosso modus vivendi ocidental, embebido em um pragmatismo simplista, um idealismo hipócrita e um pseudo-cristianismo. O filme perscruta os valores e as motivações que movem e alimentam a nossa sociedade e apresenta o resultado de sua análise: somos seres cauterizados, movidos por necessidades que julgamos essenciais e imprescindíveis, mesmo quando não o são. Vivemos em uma sociedade em que reina um tipo de ideologia de classe-média cujo veneno nos entorpece. Buscamos o sucesso financeiro, o consumo desenfreado, o status e o ócio. Não temos tempo para valores do espírito. Não temos, e por vezes nem queremos, esforço de tipo algum. Não queremos agir. Não temos uma missão.

Tratando de questões específicas da experiência norte-americana, Redford fala do todo, das mais variadas esferas da existência contemporânea. O filme expõe as conseqüências do individualismo moderno e retoma a discussão a respeito do consumismo.. Ele atualiza para a ficção a perspectiva que já vinha sendo tratado de forma magistral pelo documentarista Michael Moore (Tiros em Columbine, Roger e Eu, Fahrenheit 11/9). Para Redford, o problema da sociedade atual esta intimamente relacionado com o consumismo. E este ponto o filme aborda muito bem.

Desde o universitário que se torna descrente e se entrega à curtição, até a jornalista que reluta em denunciar e ir contra a maré, com medo de perder uma carreira de sucesso e tranqüilidade, são as motivações que, definindo os atos, engendram o problema e subvertem a ética. Para o filme, o consumismo entorpece. E se entorpece, gera letargia. E se gera letargia, aniquila a ação e extermina o esforço. E sem esforço, não pode haver vida.

Por se tratar de um filme mais panfletário do que propriamente analítico, Leões e Cordeiros nos propõe como solução um retorno à ação, à valorização do esforço, à tentativa de gerar e fortalecer a esperança. Que cada leitor assista ao filme e tire suas próprias conclusões. Mas que as tire. Que se envolva. Que reflita. Em suma, que se esforce.

Eugenio Petraconi

Deixe seu recado!

Fique por dentro
Instagram

OFERTAS

Comunidade Cristã Caverna de Adulão
Sicoob Credicom
Agencia: 4027
Conta corrente: 40.021.473-3
CNPJ: 05.401.683/0001-02
PIX: falacaverna@gmail.com

  • CATEGORIAS

  • LINKS

  • ARQUIVO